COMO DIMINUIR O RONCO COM OE’s?

Qualidade de vida tornou-se crucial nos tempos atuais, todos estão em busca de alternativas saudáveis para o conforto do corpo.  Nas últimas décadas, o uso dos óleos essenciais (OE’s) tornou-se cada vez mais popular nos cuidados com o corpo e na promoção do bem estar.

A aromaterapia oferece uma abordagem tranquila, segura e menos invasiva para os cuidados básicos do corpo. Um estudo científico comprovou a eficiência no uso dos OE’s para cuidar de uma condição que incomoda a todos, o RONCO! 

Ele pode ser diminuído com o uso de uma sinergia de OE’s muito eficaz e que pode ser feita por você mesmo!

AROMATERAPIA E O RONCO

O ronco é um sério inconveniente social para homens e mulheres, 40% dos homens e 25% das mulheres com mais de 60 anos roncam. Uma pequena proporção de roncadores também sofre com apneia obstrutiva do sono que, se não tratada, pode contribuir possivelmente para uma doença grave a longo prazo, como o aumento do risco de desenvolver angina e derrame (Prichard e Wilson, 2000). 

As consequências sociais e conjugais do ronco não tratado são vastas, variando de interrupção noturna mínima a desarmonia conjugal ou até irritação a famílias adjacentes. 

O som do ronco é altamente irritante para o parceiro de cama, sem surpresa, já que foram registrados volumes superiores a 110 dB – níveis que se aproximam ao barulho de um motor a jato!

As tentativas de controlar o ronco variaram de uma bola de tênis costurada nas costas da  blusa do pijama, evitando a posição de dormir de costas, a terapia de choque elétrico para o infeliz roncador, a vários procedimentos cirúrgicos na faringe. 

Este é um estudo preliminar de um novo método que possivelmente poderá ajudar no  alívio ao ronco. 

O uso de  gargarejo ou spray com OE’s e óleo vegetal é aplicado à orofaringe, e poderá reduzir a irritação do ronco no leito parceiro. Foi observado que os OE’s possuem ações anti-inflamatórias, antimicrobianas e antivirais. Outros possíveis efeitos parecem ser reduzir o estresse e a excitabilidade emocional. 

O estudo foi realizado em Shewsbury, na Inglaterra, usando uma sinergia de 15 OE’s diluídos em óleo vegetal, usado em spray ou gargarejo durante 14 dias. 

De 140 participantes, 85 completaram o estudo, sendo constatada a redução do ronco em 82% das pessoas que usaram o spray, e 71% que usaram o gargarejo.

COMO A SINERGIA DE OE’s AGE?

O spray ou gargarejo agem no palato mole (e até mesmo na faringe) por meio de ação antiespasmódica proporcionada pelos OE’s que alteram o tônus da musculatura oral, o que resulta na redução do ruído, assim, incomodando menos quem está dormindo com o roncador.

Além disso, os OE’s podem aumentar o fluxo sanguíneo para o palato, podendo aumentar a rigidez do mesmo, aliviando assim a vibração e ruído. A ação antimicrobiana e antiviral assim como ansiolítica, redutora do stress e da excitabilidade também contribuíram para o sucesso do resultado.

QUAIS ÓLEOS ESSENCIAIS SÃO USADOS?

A sinergia que “Ajuda a parar de ressonar” contém Mentha arvensis, Mentha piperita, Citrus limonum, Eugenia caryophyllus, Melissa officinalis, Pinus mugo var. pumilio, Foeniculum vulgare, Salvia officinalis, Thymus serpyllum, Cymbopogon winterianus, Eucalyptys globulus, Lavandula angustifolia, Pistacia lentiscus, Pinus sylvestris, Óleo de Rícino Hidrogenado PEG-40.

COMO FORAM USADOS OS OE’s?

A sinergia de OE’s e OV, foi aplicado como spray à orofaringe em “três sopros”.
Como gargarejo, a sinergia foi diluída em meio copo de água, fazendo o gargarejo por 20 segundos até esvaziar o copo (aproximadamente 2-3 minutos de gargarejo).

Para maiores detalhes de como o estudo foi realizado, leia o artigo na íntegra.

https://www.slutasnarka.se/wp-content/uploads/2019/08/Andrew-Prichard-Clinical-Trial-Report.pdf

Por Vishwa Schoppan: Bióloga, co-fundadora de Terra Flor Aromaterapia e idealizadora do Projeto Vishwa Aroma. @vishwaaroma

Publique um comentário