EUCALIPTO GLOBULUS – Eucalyptus globulus – óleo essencial respiratório

O início do inverno traz muitas queixas de infecções respiratórias, gripes e resfriados. Para esse tempo de suscetibilidade com o aparelho respiratório podemos nos beneficiar com o potencial incrível do óleo essencial de eucalipto globulos.

Etimologicamente a palavra Eucalipto, é de origem grega, e significa “bem coberta”, Eu – bem e Kalyotus – coberto, devido à cobertura dos seus frutos. 

Existem 777 espécies de eucaliptos, todas originárias da Austrália, pertencentes a família Myrtaceae.

De todas essas espécies de eucaliptos somente entre 6 a 10 espécies são exploradas para fazer óleos essenciais. Esta árvore possui rápido crescimento, por isso ela é tão utilizada no reflorestamento. Existe uma idéia disseminada na Austrália sobre os eucaliptos, que quando a madeira da árvore é boa, o OE é ruim e quando o OE é bom, a madeira é ruim! 

Na sua composição bioquímica ele traz uma enorme quantidade de um componente químico da classe dos óxidos terpênicos: o OE de eucalipto  globulos apresenta em sua composição entre  75 % a 85% de 1,8-cineol.  Aliás, esse componente 1,8-cineol, é muito presente na flora plantas originária da Austrália. O OE de eucalipto globulos também é composto por sesquiterpenóis,  sesquiterpenos  e terpenos , mas estes em menor quantidade. Esta composição é o que confere a este OE um excelente potencial terapêutico expectorante e anticatarral, antiséptico atmosférico, antivirótico, antifúngico, antibacteriano, anti-inflamatório.

Somente estas indicações já o tornam incrível, mas ele não para por ai! A psicoaromaterapia deste OE traz um aroma balsâmico, que equilibra a energia vital e abre grandes possibilidade de expansão da expressão, facilitando a concentração. Segundo a autora Deborah Eidson (2019), “cheirar eucalipto globulus ajuda a compreender as projeções dentro dos relacionamentos, acolher os estados de separação, curar os corpos emocionais, consciência da unidade”. 

Se você chegou até aqui, que tal experimentar o OE de eucalipto globulos?

Uma forma de uso é pingar 3 gotas de eucalipto globulus 3 vezes ao dia, diluídas em óleo vegetal ( muito importante) e aplicar massagens no peito e costas ou fazer uma difusão ambiental, adicione ao difusor 6 a 10 gotas misturadas com água potável e deixe esse aroma ser difundido no local por 30 minutos.

Importante: O óleo essencial de eucalipto globulos NÃO deve ser utilizado em bebês e crianças até 5 anos, gestantes e lactantes. Também não é indicado ser usado por pessoas com histórico de convulsão ou epilepsia. 

O eucalipto globulus tem se mostrado um incrível aliado na manutenção da saúde física e emocional. Em tempos de pandemia, tudo o que nos ajuda a respirar melhor e tranquilizar nossa mente é muito bem-vindo! 

Valeska Brum Aromaterapeuta e Psicopedagoga.

@valeskabrum 

Referências: 

Comitê Temático de Produtos Naturais do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa – CABSIN. Responsável pela Monografia: Adriana Nunes Wolffenbüttel. 

Baudoux, Dominique: O grande manual de aromaterapia –  Belo Horizonte: Editora Lazslo, 2018.

Eidson, Deborah: Revelando a Essência da Natureza por Meio dos óleos Essenciais na Aromaterapia.  Belo Horizonte: Editora Lazslo, 2019.

Um comentário

  • Alfredo S.neto

    Adorei a dica , em épocas difíceisque estamos vivendo surge este óleo essêncial eucalipto glóbulos , parecendo algo novo e revolucionario ,assim me parece pelo sentir essa sensação de forma geral desde a sua produção até o uso propriamente dito vem causando em mim e em várias pessoas as quais apresento algo que parece ser um verdadeiro milagre ao respirar e se surpreender com sua verdadeira eficácia praticamente instantânea vou lutar e ajudar a chegar a muitas pessoas esse óleo ou pelo menos a todas as pessoas que eu conseguir , sou distribuidor e um pequeno produtor deste óleo no estado do mato grosso do sul gostaria de aproveitar a não só divulgar mas em ajudar nessa boa causa de fazer com que as pessoas busquem nesse produto divino um auxilio respiratório e de tao grande ajuda a saúde. Agradeço pela matéria e também pelo espaço.

Publique um comentário