OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA PARA PACIENTES HOSPITALARES

Os potenciais terapêuticos do óleo essencial (OE) de  lavanda são muito populares. A Mãe da Aromaterapia está presente em muitos cuidados diários, seja com bebês e crianças, no momento do sono, nos cuidados de pele… Mas você sabia que os benefícios da Lavanda podem também ser aplicados ao ambiente hospitalar?

Estudos publicados pela Associação Britânica de Enfermeiros de Cuidados Críticos investigaram o efeito do óleo essencial de lavanda na qualidade do sono e no nível de ansiedade de 60 pacientes internados.

Os pacientes foram divididos em 2 grupos: o grupo de intervenção recebeu inalação de óleo essencial de Lavanda a 2%, durante 15 dias e novamente foi avaliado, enquanto o grupo controle não recebeu qualquer intervenção. Ambos foram avaliados antes e depois da intervenção.

Pacientes internados geralmente tem o sono prejudicado, devido à dinâmica da internação hospitalar, com ruídos de aparelhos e constante movimento de profissionais. No caso do estudo, o uso da Aromaterapia teve o intuito de aliviar questões como depressão, ansiedade, promover relaxamento e melhora dos distúrbios relacionados ao sono e ao estresse.

O estudo concluiu que a aplicação da Aromaterapia melhora a qualidade de sono e bem estar dos pacientes.

Por ser uma intervenção simples e relativamente barata, a Aromaterapia pode ser utilizada pelas equipes de Enfermagem, favorecendo a melhora do estado emocional e trazendo mais conforto para os pacientes.

Quer saber mais?

O artigo está disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26211735/

Por Nicole Passos (@anaturoterapeuta)

Naturoterapeuta, Docente de especializações na área de Saúde da mulher e Aromaterapeuta facilitadora do projeto educacional Vishwa Aroma desde 2018. Apaixonada e pesquisadora dos aromas, desenvolve um trabalho focado em mulheres, bebês e crianças. Acredita que os óleos essenciais são chaves preciosas de saúde e bem-estar.

Publique um comentário